O MOHA É ESSE CARA..

FELICIDADES A TODOS!!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

curiosidades sobre compositores famosos - 1








Schubert, apesar de ter morrido precocemente aos 31 anos, escreveu mais de 600 canções (o "Lied" alemão), bem como óperas, sinfonias, incluindo sonatas entre outros trabalhos.

Schumann morreu aos 46 anos em um asilo. No final de sua vida, perturbado mentalmente, afirmava escutar a nota lá em todos os lugares, o que lhe perturbava profundamente, o que o levou a uma tentativa de suicídio dois anos antes de sua morte.

Puccini

Puccini, autor de La Bohème, Tosca e Madama Butterfly vivenciou uma grande tragédia pessoal. Sua esposa, Elvira Gemignani, extremamente ciumenta, acusou a empregada da família Doria Manfredi de seduzir e manter relações sexuais com Puccini. Pressionada por Elvira, que passou a infernizar sua vida, Dora cometeu suicídio bebendo veneno na cozinha da casa dos Puccini. A autópsia confirmou a virgindade da moça e Elvira teria sido presa por cinco meses por injúria contra a empregada, além de pagar indenização à família da acusada. Puccini e Elvira se separaram após o episódio mas depois se reconciliaram. "Que tema para uma ópera!" teria dito um colunista da época. Com toda razão.

O famoso coro Va pensiero su ali dorate (Vai, pensamento, em asas douradas) da ópera Nabucco, de Verdi, foi considerado um símbolo nacional pelos italianos e quase tornou-se o Hino Nacional. La Traviatta, uma das óperas mais encenadas no mundo todo, fracassou em sua época. Verdi dedicou-se ainda à política, sendo eleito deputado em 1861 e, posteriormente, senador.

Apesar do filme Amadeus retratar Antonio Salieri como um compositor invejoso, mesquinho e medícore, a realidade não condiz com a ficção. Alcançou uma elevada posição social e desempenhou um papel importante na música clássica do século XIX. Ensinou compositores famosos como Ludwig Van Beethoven, Carl Czerny, Johann Nepomuk Hummel, Franz Liszt, Giacomo Meyerbeer, Ignaz Moscheles, Franz Schubert e Franz Xaver Süssmayr e também ao filho mais novo de Mozart, Franz Xaver.

Em 1703, Vivaldi tornou-se padre e ensinou violino num orfanato de moças chamado Ospedale della Pietà em Veneza. Apesar do sacerdócio, supõe-se que tenha tido vários casos amorosos, um dos quais com a cantora Anna Giraud. A maior parte do seu repertório foi descoberto apenas na primeira metade do século XX em Turim e Génova e publicado na segunda metade.

Especula-se se Rachmaninoff era portador da Síndrome de Marfan (também conhecida como Aracnodactilia, uma desordem do tecido conjuntivo caracterizada por membros anormalmente longos) devido ao fato de que suas mãos largas eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem construtivamente estou aprendendo.
Obrigado.